“Nossa mente é a maior e melhor máquina que existe.”

psicoterapia-holistica-instituto-terceira-visao

Psicologia é a área da ciência que estuda a mente humana e o comportamento. Toda pessoa possui algo chamado de subjetividade, que vai ao encontro da nossa individualidade. Cada Ser é único, tudo o que passamos até hoje nos ajuda a desenvolvermos nossa personalidade e alcançarmos a percepção de mundo hoje, do nosso mundo.

 A subjetividade, nossa capacidade de pensar com lógica, construir ferramentas, armazenar conhecimento e o “nosso polegar”, isso mesmo, nossa digital, são os diferenciais que temos em relação a outras espécies.

Outro tema importantíssimo quanto a psicologia é a cognição, sendo está, um conjunto de processos usados no pensamento, a percepção, atenção, memória e inteligência.

Psicologia e a mente humana

A Psicologia surgiu a partir da filosofia e da fisiologia, e passou a ser conhecida como ciência em meados de 1879 na Alemanha com o psicólogo Wilhelm Wundt, a partir deste momento, várias escolas surgiram estudando e criando teorias sobre a mente humana.

 As mais conhecidas são:

Para a psicologia nosso cérebro possui três níveis:

  • Reptiliano: que é o nível mais básico onde ficam as necessidades básicas como dormir e se alimentar.
  • Límbico onde ficam nossas emoções e sentimentos.
  • Córtex ou Neurocórtex onde ficam todos os nossos pensamentos racionais e lógicos, sendo este nível que nos difere das demais espécies.

O Holismo e a Psique

O pensamento holístico permite uma visão diferenciada de mundo, de universo. Uma forma de ver e compreender os níveis de atuação do Ser, respeitando o que cada um tem de melhor e de mais importante. Basicamente, vê o Ser em sua totalidade, busca trabalhar o físico, mental, espiritual e emocional.

Psique significa alma e, dentro da psicanálise foi dividida em três partes:

  • ID que é o primeiro nível de nossa consciência, onde ficam nossos desejos fisiológicos.
  • EGO, onde começamos a adquirir consciência da realidade e controlamos os instintos básicos.
  • SuperEGO que é a representatividade de nossos valores morais, éticos e culturais.

Psicoterapia Holística

Uma nova forma de compreender o Ser, e trabalhá-lo em sua totalidade, indo ao encontro do que muitas escolas da psicologia, que vimos anteriormente, pregavam. É a terapia que, em vez de olhar apenas os desequilíbrios e desajustes físicos, enxerga o Ser humano como um todo: o físico, o energético, o emocional, a mente (os pensamentos, crenças) e o espiritual, pois entende que cada um desses níveis afeta e interfere no outro.

 A Psicoterapia Holística pode ser estudada e praticada por pessoas que tem interesse em atuar profissionalmente com as técnicas naturais e holísticas que fazem parte da Psicoterapia Holística.

Psicoterapia Holística é uma somatória de técnicas integradas, naturais, brandas e não é uma técnica privativa de nenhuma profissão.

Não necessita ter formação em psicologia ou qualquer outro curso de graduação para poder atuar com Psicoterapia Holística, porém, é extremamente importante salientar que nem todo profissional formado em uma graduação específica poderá atuar com técnicas da área holística, por isso, informe-se com o seu conselho profissional se você poderá agregar a Psicoterapia Holística em seus atendimentos.

No próprio site do CFPConselho Federal de Psicologia, no link: https://site.cfp.org.br/contato/psicoterapia/, encontramos no item 2:

“ 2) A psicoterapia é atividade privativa de psicólogos?

O Conselho Federal de Psicologia regulamenta a atuação do psicólogo na psicoterapia, conforme Resolução CFP-010/2000. Entretanto, de acordo com a legislação brasileira, a psicoterapia não é atividade privativa de psicólogos, podendo ser praticada por outros profissionais, desde que não utilizem o título de psicólogo.”

Entre as técnicas da Psicoterapia Holística mais difundidas pelo mundo estão a Programação Neurolinguística (PNL), as Terapias de Vidas Passadas (TVP), a Regressão Terapêutica e a Hipnose. Estas técnicas visam trabalhar traumas, fobias, medos, crenças limitantes e a autossabotagem que existem em nossa mente, trazendo o Ser novamente ao seu bem-estar.

Psicoterapeuta Holístico

Psicoterapeuta Holístico é o profissional que atua com técnicas holísticas destinadas ao autoconhecimento as quais desenvolvem e aguçam a Responsabilidade e o Poder de auto-equilíbrio e resgate energético do Ser. Atua, também, com técnicas de regressão terapêutica, memórias ancestrais, técnicas naturais e terapia de vivências passadas.

Ficou interessado sobre a área holística, que é uma das áreas que mais cresce no Brasil?

Se você ainda não ingressou nesse mundo não perca mais tempo, conheça nosso curso de Curso Psicoterapia Holística entenda como sua mente trabalha e a partir dessa compreensão tenha uma nova visão de si e de mundo. Seja terapeuta holístico de si e dos outros.

Todas as técnicas da área holística são COMPLEMENTARES e NATURAIS, para a melhoria da qualidade de vida, NÃO devendo substituir em hipótese alguma o tratamento médico convencional.

Compartilhe