“Trabalhando sua mente você pode controlar até 90% das situações.”

Estamos em um mês muito especial, o “Janeiro Branco: precisamos falar sobre saúde mental”, sendo assim achamos pertinente escrever sobre práticas e técnicas que propiciam o bem-estar e a saúde mental. Dentre as técnicas mais perspicazes à mente estão a PNL (Programação Neurolinguística) e o Princípio 90×10 aos quais iremos abordar a seguir.

PNL

A Programação Neurolinguística, ou PNL para os mais íntimos, é o estudo da estrutura da experiência subjetiva. Ela estuda os padrões (programação) criados pela interação entre o cérebro (neuro), a linguagem (linguística) e o corpo.

A PNL estuda como o cérebro e a mente funcionam, como criamos nossos pensamentos, sentimentos, estados emocionais e comportamentos e como podemos direcionar e otimizar esse processo. Em outras palavras, ela estuda como o ser humano funciona e como ele pode escolher maneiras que quer funcionar.

A partir do entendimento de como nossa mente funciona, passamos a controlar nossas ações assim condicionando a mente a agir de acordo com o que queremos, isso vai ao encontro com nossa próxima técnica.

Princípio 90×10

Os 10% da vida estão relacionados com o que se passa com você, os outros 90% da vida estão relacionados com a forma como você reage ao que se passa com você.

O Princípio 90×10 divide um evento em duas partes, o acontecimento que representa 10% do evento todo e a reação que temos a partir desse acontecimento que representa 90%, ou seja, a reação que adotamos é mais importante do que o acontecimento que a antecede. Um pouco confuso? Vamos ilustrar isso.

Seus amigos resolveram fazer uma brincadeira com você, essa brincadeira foi sem nenhuma maldade, mas não te agradou, deixou você um pouco irritado, pois simplesmente você não estava em um dia bom. Esse foi o fato, agora vamos a reação. Você não leva numa boa, entende a brincadeira como uma falta de respeito, reclama com seus colegas e gera um mal-estar deixando o ambiente carregado para todos os presentes e isso dura por vários dias, ou, você releva entendendo que foi apenas uma brincadeira, talvez até avise a seus colegas que não está no clima para brincadeiras, seus colegas entendem e tudo permanece em paz. A brincadeira corresponde a 10% do todo, já sua reação e as consequências a 90%, você não tem controle do que seus amigos farão, mas tem controle de sua reação, tem controle de 90% da situação.

Apenas o fato de termos essa compreensão nos dá o poder de fazermos diferente, ao vivenciarmos uma situação temos a sabedoria necessária para agirmos da melhor forma, lembre-se, já dizia o velho sábio; colhemos o que plantamos.

Uma coisa é fato, não temos controle algum quanto as outras pessoas, mas nossas reações darão as diretrizes das situações, as pessoas não costumam entender que não estão com a razão, muitas vezes nem se trata de ter ou não razão, foram condicionadas dessa forma e isso chama-se ignorância (não compreensão), compreenda os fatos utilizando o seu conhecimento a seu favor, evite conflitos, evite estresses desnecessários, por mais difícil que isso possa ser, releve, discussões nem sempre são necessárias. As pessoas irão aprender a admirá-lo por conta de suas ações.

O Instituto Terceira Visão disponibiliza o curso de Psicoterapia Holística que possui em sua grade curricular os módulos de PNL e 90×10, não perca a oportunidade de desmistificar e condicionar sua mente, esperamos por você.

Gratidão.