[et_pb_section fb_built=”1″ _builder_version=”3.22″ custom_padding=”40px|||||”][et_pb_row _builder_version=”3.25″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” custom_padding=”4px|||||”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.25″ custom_padding=”|||” custom_padding__hover=”|||”][et_pb_text _builder_version=”4.6.1″ background_size=”initial” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat”]Quando nos referimos na formação de uma trajetória de sucesso, pensamos na qualidade profissional e na procura frequente por novas bagagens de conhecimento.

Os cursos são dirigidos para muitas esferas de atuação, porém numerosas vezes os estudantes não conhecem ou possuem incertezas se de fato vale a pena investir nessa modalidade de ensino.

Por isso preparamos um texto que explicará tudinho sobre essas modalidades!

Os cursos livres fazem parte da modalidade de Educação Profissional. Apesar de não serem reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC), têm base legal no Decreto nº 5.154/04 e na Portaria Nº 008/02.

Os cursos livres, ou em casos específicos chamados de cursos profissionalizantes, são cursos que não exigem escolaridade mínima. São válidos e reconhecidos no mercado de trabalho. Essa modalidade de curso tem duração variável, que vai desde algumas horas até alguns meses, e não exige comprovação de escolaridade anterior. Os certificados de conclusão são emitidos pelas próprias instituições que oferecem os cursos.

Obs: O curso livre capacita a atuação profissional se contém carga horária igual ou superior a 120 horas/aula.

Os cursos livres oferecem diversos benefícios; podemos citar como o mais importante, o período de duração. A abordagem prática e fácil visa o aprendizado efetivo, ou seja, você realmente aprende e coloca em prática seus estudos.

Muitas vezes, essa modalidade é oferecida a distância em cursos online, o que também traz inúmeras vantagens, como economia de tempo, parcelamento acessível, flexibilidade para fazer e entregar atividades e avaliações; você estuda no seu tempo, é claro! Pode assistir suas aulas quantas vezes quiser e baixar as apostilas (aqui no Instituto você pode fazer download do seu material).

Esses cursos são oferecidos por faculdades ou Instituições vinculadas a faculdades (que é o caso aqui do Instituto, todos os cursos profissionalizantes do Portal Terceira Visão passaram a ter a opção de certificação reconhecida pelo MEC, devido a parceria que estabelecemos com a faculdade FINACI).

Os cursos de extensão podem possuir carga horária e métodos de avaliação variáveis, de acordo com as normas da faculdade.

Segundo o Plano Nacional de Extensão Universitária, a Extensão é “o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e Sociedade”.

Vale ressaltar: extensão universitária não é uma pós-graduação.

Nesta modalidade, também podemos citar o período de duração e preços acessíveis. Ela contém uma grande valorização no mercado, tendo em vista seu caráter prático e atualizado. Salientamos que algumas instituições somente aceitam certificados de Extensão Universitária para horas complementares. O certificado de extensão universitário também é muito usado para progressão de carreira em organizações públicas e privadas.

A diferença entre essas duas modalidades é seu objetivo.

Como explicado anteriormente, os cursos livres apresentam um aspecto mais direcionado ao mercado de trabalho, enquanto a certificação de extensão é emitida por uma pessoa física ou empresa de treinamento.

Os cursos de extensão possuem vínculo com instituição de nível superior. Quando se trata de cursos de extensão a visão é mais acadêmica e a certificação é emitida por uma faculdade ou Instituição vinculadas.

Sim, os cursos livres de capacitação possuem certificação válida quando a empresa é legalmente autorizada (aqui no Instituto o certificado é reconhecido e válido em todo território brasileiro e também fora do Brasil. Nele constam: assinaturas, CNPJ, carimbos, conteúdo programático, carga horária e todas as informações necessárias sobre o curso e o aluno).

Sim, os cursos de extensão possuem certificação emitida por uma Faculdade (Instituição de ensino superior credenciada no MEC) ou Instituição vinculada, logo, sendo válido em todo o Brasil e até mesmo no exterior.

Gostou deste texto? Nos acompanhe em nossas redes sociais! O Instituto Terceira Visão estará sempre auxiliando você com dicas importantes. Lembre-se sempre, você não está sozinho, nós estamos com você!

Gratidão![/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Deixe um comentário