salário-terapeuta

A procura por atendimentos terapêuticos vem crescendo em grande escala, isso se deve ao cotidiano cada dia mais estressante, as crescentes dificuldades do dia a dia aos quais somos submetidos e principalmente ao aumento da preocupação das pessoas com seu próprio bem-estar. Desta forma, as pessoas estão buscando práticas naturais, holísticas e complementares que possibilitem alento e desenvolvimento interior.

Temos consciência de que não podemos controlar todos os acontecimentos de nosso entorno, mas podemos encará-los de uma forma mais branda, sem sofrer com a perda de energia e diminuindo o desgaste emocional. Devido a isso, notou-se uma crescente na busca por orientação e qualificação técnica na área holística e, este artigo destaca três aspectos de grande importância ao profissional holístico.

Registro

Terapeuta Holístico é uma profissão registrada segundo a Classificação Brasileira de Ocupações, existe CBO para terapeuta holístico:

CBO 3221-25          

3 – Técnicos de nível médio
32 – cnicos de nível médio das ciências biológicas, bioquímicas, da saúde e afins.
322 – Técnicos da ciência da saúde humana
3221 – Tecnólogos e técnicos em terapias complementares e estéticas
322125 – Terapeuta holístico

Porém, para atuação profissional na área holística é necessário que o profissional seja instruído e qualificado, estando devidamente habilitado para atuação profissional, podendo ser adquirido com cursos efetuados em escolas ou instituições que sejam aptas a transmitir conhecimento adequado na área.

É imprescindível que o profissional formado esteja regulamentado e regularizado na cidade onde atuará profissionalmente, tendo seu alvará de profissional autônomo e, alvará para o espaço físico. É importante, porém não obrigatório, que o profissional terapeuta Holístico esteja filiado a uma associação da área, assim repassando maior credibilidade ao seu trabalho. A SBHOLOS – Sociedade Brasileira de Holo-Sistêmica é um exemplo de associação que possibilita a filiação de Terapeutas Holísticos a qual disponibiliza ao associado devidamente habilitado como Terapeuta Holístico, a Carteira de Registro Profissional.

Salário

O salário do profissional Terapeuta Holístico pode variar de região para região. O profissional poderá atuar como autônomo ou então por CLT, contratado por um Centro Terapêutico por exemplo. Vale destacar que a grande maioria dos profissionais são autônomos e não necessariamente atuam na função em tempo integral.

 Atendimento Terapêutico

Não existem regras que restrinjam as formas de atendimento do terapeuta holístico, conforme citado anteriormente, a grande maioria dos profissionais trabalham de forma autônoma, sendo assim, o terapeuta holístico abre o seu próprio Espaço ou Centro Terapêutico, podendo ser em um espaço na própria casa, uma sala alugada ou até mesmo em um espaço dividido com outros profissionais da mesma área ou de profissões lincadas a saúde e bem-estar, como homeopatas, quiropraxistas, massoterapeutas… Também é possível atender em clínicas e Spas que ofereçam essa possibilidade, a gama de oportunidades é imensa.

A procura pelo atendimento terapêutico vem crescendo de forma consistente nos últimos tempos, isso se deve a troca de postura adotada pelas pessoas que passaram a preocupar-se mais consigo, entendendo que a melhor forma de obter crescimento pessoal é trabalhando nossa mente e o nosso interior, o terapeuta holístico propicia esta evolução.

 *Todas as técnicas da área holística são COMPLEMENTARES e NATURAIS, para a melhoria da qualidade de vida, NÃO devendo substituir em hipótese alguma o tratamento médico convencional.

Compartilhe