A sigla EAD vem do termo ‘ensino a distância’, como o nome já explica. O estudante do EAD tem a comodidade de assistir às aulas remotamente, podendo ser em sua casa, trabalho ou em qualquer outro lugar, poderá estudar via computador, smartphone ou tablet.

O Decreto 5.622/2005 propõe que a educação a distância é qualificada por usufruir de meios e tecnologias de informação e comunicação. Estas aulas não necessitam de comunicação presencial entre aluno e professor, mas existem inúmeros canais online que possibilitam e facilitam o entrosamento.

Esta modalidade chegou para expandir e facilitar o ensino, tudo isso devido a sua flexibilidade e custo-benefício.

Quais são as vantagens de Estudar a Distância?

  • Economia de tempo – Você consegue, na maioria das vezes, escolher seus horários de estudos, pois não é preciso estar na sala de aula em horário determinado. Esta modalidade permite estudar onde e quando quiser. Você consegue conciliar seu tempo de estudos com outras atividades.
  • Valores acessíveis – Nesta modalidade você também encontra valores mais acessíveis nas parcelas ou mensalidades dos cursos. Além disto, você economiza com deslocamentos e alimentação.
  • Material disponível a qualquer momento – Nas salas de aula virtuais, o aluno pode assistir suas aulas quantas vezes quiser e baixar as apostilas, dentro do prazo de duração de cada curso. Aqui no Instituto Terceira Visão você pode fazer download das apostilas em PDF.
  • Cursos reconhecidos – A certificação da modalidade EAD possui a mesma validade da certificação de cursos tradicionais. O importante é escolher o curso que estará indo ao encontro do seu intuito profissional, e escolher a Instituição de Ensino que esteja regulamentada e que disponibilize o curso de seu interesse.

É uma área em crescimento?

Sim, o ensino EAD no Brasil está, notavelmente, em expansão. Se voltarmos um pouquinho no tempo, de acordo com uma pesquisa feita pela ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância), registrou um aumento de 17% em números de alunos matriculados entre os anos de 2017 e 2018.

Outro dado importante apontou que aproximadamente 50% dos adultos estavam mais suscetíveis a matricular-se em um curso na modalidade EAD.

Como dito anteriormente o EAD é uma área em grande crescimento, estudos e pesquisas recentes destacam, inclusive, que o número de alunos na modalidade EAD superará o número de alunos na modalidade presencial.

Também podemos citar que as mudanças causadas por conta do COVID-19, fizeram com que muitas Instituições que antes não possuíam modalidade EAD em sua metodologia, tivessem que se adaptar às pressas para atender a demanda, visto que muitas aulas passaram a ser ministradas a distância.

O preconceito com o ensino a distância ficou no passado, com o avanço da tecnologia de comunicação torna-se cada vez mais natural seu uso na educação.

Você pode conferir esta pesquisa e outras no site da ABED: http://www.abed.org.br/site/pt/midiateca/censo_ead/

Gostou deste texto? Nos acompanhe em nossas redes sociais! O Instituto Terceira Visão estará sempre auxiliando você com dicas importantes. Lembre-se sempre, você não está sozinho, nós estamos com você!

Gratidão!