Compartilhe

terapias interativas

Aromaterapia: é uma técnica holística, complementar que utiliza os óleos essenciais naturais para promover o bem-estar integral, o equilíbrio do corpo e da mente, atuando energeticamente nas necessidades específicas e individuais de cada Ser.

A Aromaterapia atua em questões que estão relacionadas com o emocional, o mental e o espiritual. A utilização de alguns óleos essenciais em massagens e banhos, proporciona relaxamento, tranquilidade e confiança, pois os aromas promovem sensações positivas e ajudam a restabelecer a harmonia e o equilíbrio do Ser.

Ayurveda: a terapia Ayurveda atua na harmonia entre corpo, mente e alma. O propósito dessa Terapia complementar é manter o equilíbrio do indivíduo consigo mesmo, com a natureza e com os outros seres. Práticas que, além do corpo físico, trabalham com a energia sutil e o propósito de vida. A Ayurveda trabalha aspectos como: alimentação, plantas medicinais, fitoterapia, massagem, purificações entre outras.

Cromoterapia: é uma técnica holística que utiliza as cores para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções. Cada cor tem uma infinidade de aplicações, pois elas são utilizadas conjugadas a outras energias que estão além dos sentidos, em outras dimensões. Por isso, eventualmente, pode-se usar determinada cor conseguindo-se determinado efeito e, em circunstância diferente, é preciso usar outra até aparentemente antagônica para conseguir o mesmo efeito.

Geoterapia: é um a técnica terapêutica natural que por meio da terra produz reequilibro energético. Consiste na utilização de argila, barro e lamas medicinais, assim como pedras e cristais (frutos da terra). A terra possui tudo que necessitamos para uma saúde perfeita, como sais minerais e energia vital. Os animais fazem uso da terra com sabedoria, percebem como podem manter a saúde com a energia positiva que a terra possui, eles deitam na terra sempre que precisam de energia pura. Precisamos estar em sintonia com o Universo para obtermos um equilíbrio perfeito de mente, corpo e espírito. A terra proporciona este equilíbrio e nos mantêm sadios.

Shantala: a técnica da shantala é fundamentada na Terapia Ayurvédica e no Yoga. Os chakras, ou centros de energia espalhados pelo corpo, é que dirigem os movimentos que devem ser realizados sobre o corpo do bebê. Isso significa que existe uma sequência de movimentos a ser obedecida, como se fosse uma coreografia, para que os benefícios se manifestem. “Através dos movimentos, são trabalhados todo o sistema nervoso, os músculos e as articulações. Com isso, acontece o desbloqueio de tensões físicas e energéticas, promovendo o equilíbrio da saúde do bebê”, descreve a terapeuta Maria de Lourdes da Silva Teixeira, mais conhecida como Fadynha, responsável pela introdução da Técnica de Shantala no Brasil.

Fitoterapia: a Terapia Tradicional Chinesa tem como base a filosofia de vida taoista que procura manter a energia formadora da vida, “Qi”, forte, plena e distribuída harmonicamente por todo o organismo. Conhecendo os princípios da natureza e vivendo a favor desta, manteremos o Qi em equilíbrio. As várias características e funções dos naturoterápicos incluem: suas propriedades, seus sabores, suas ações, sua toxicidade. A teoria das características e funções está baseada nas teorias do Yin e Yang, dos órgãos, dos canais e colaterais e dos princípios de utilização da Terapia Tradicional Chinesa, que foi desenvolvida e resumida através de uma longa história da prática da MTC. Esta teoria fornece a base para a análise e aplicação dos naturoterápicos.

Reiki: é uma prática terapêutica natural, que utiliza a imposição das mãos para canalização da energia vital visando promover o equilíbrio energético, necessário ao bem-estar. Busca fortalecer os locais onde se encontram bloqueios energéticos – “nós energéticos” – eliminando as toxinas energéticas, restabelecendo o fluxo de energia vital “Qi”. A prática da Terapia Reiki responde perfeitamente aos novos paradigmas de atenção em saúde, que incluem dimensões da consciência, do corpo e das emoções.

Terapia com sons: é uma técnica terapêutica natural que busca, através de seus componentes: ritmo, melodia e harmonia colaborar no auxílio de desiquilíbrio do Ser. Seus efeitos ajudam em quesitos da vida, como, interação social, relações interpessoais, transmissão de informações, conhecimento, criatividade, entre outros.

As pesquisas científicas foram iniciadas nos anos 60 pelo médico inglês Oliver Sachs, que estudou os benefícios da terapia holística e os efeitos terapêuticos da música em pessoas com Parkinson.

Florais: existem vários sistemas de florais, os mais conhecidos foram criados pelo Dr. Edward Bach nos anos 30, que são os florais de Bach. Estas essências florias atuam transformando energeticamente auxiliando no desbloqueio de pontos negativos, os transformando em positivos. De uma maneira simples e eficaz podemos transformar sentimentos como o medo, ansiedade, estresse, solidão, etc, em virtudes opostas, como coragem, segurança, paz, felicidade e assim por diante. Desenvolvida por Edward Bach, as essências florais de Bach compõem uma terapia complementar que foi inspirada nas clássicas tradições homeopáticas. Atualmente temos vários outros sistemas florais, como os Florais de Minas e Florais Brasileiros, cada um com suas flores, mas seguindo os mesmos princípios. Segundo Bach, a enfermidade é o resultado de um desequilíbrio emocional, que se produz no campo eletromagnético do ser e que, se persistir, provocará uma enfermidade no corpo físico. O agente curativo, portanto, deverá atuar sobre as causas e não sobre os efeitos, o qual corrigirá, sem agredir, o desajuste emocional no campo energético. Cada flor, vai agir desbloqueando ou “suturando” as lesões do desequilíbrio energético, diminuindo sua ação na medida em que o equilíbrio for se recuperando.

Homeopatia Holística: é uma abordagem terapêutica natural, de aspecto holístico, cujo método envolve três princípios fundamentais: a Lei dos Semelhantes; a experimentação no homem sadio; e o uso da ultra diluição de homeopáticos. Essa técnica natural tem base em características específicas, apresentadas pelo indivíduo e utiliza substâncias altamente diluídas que buscam desencadear o sistema de cura natural do corpo.

Reflexologia: consiste em uma massagem através da pressão em pontos específicos dos pés e das mãos, que são correspondentes a órgãos e outras regiões do organismo. A reflexologia é indicada para tensões, dores musculares, dores de cabeça, ansiedade e fortalecimento do sistema imunológico. Ajuda também a diminuir edemas e estresse.

Todas estas técnicas são COMPLEMENTARES e NATURAIS, para a melhoria da qualidade de vida, NÃO devendo substituir em hipótese alguma o tratamento médico convencional.

Últimas Postagens

Os Principais Desafios da Profissão de Terapeuta Holístico

Os Principais Desafios da Profissão de Terapeuta Holístico

A profissão de Terapeuta Holístico é fantástica, pois além de ajudar outras pessoas, possibilita também a autoajuda. Mas, como todo o trabalho, também apresenta desafios. Abaixo alguns dos desafios os quais o Terapeuta Holístico enfrenta.Em primeiro lugar é a escolha,...

Como se tornar um Terapeuta Holístico?

Como se tornar um Terapeuta Holístico?

Você tem interesse em trabalhar na área das Terapias Holísticas, mas não sabe por onde começar? Saiba que toda ação manifesta-se através de uma vontade, se você chegou até aqui, a vontade de tornar-se um Terapeuta Holístico pode estar lhe mostrando o rumo de sua...

O que é um Terapeuta Holístico?

O que é um Terapeuta Holístico?

Antes de tudo é bom deixarmos claro o conceito de holismo. O Holismo é uma palavra de origem Grega, “holos” que significada “todo”. Assim, a Terapia Holística funciona como uma terapia que busca auxiliar o Ser Humano de uma forma integral, como um todo. As Terapias...

Turmalina Negra, o Para Raio de Energias Negativas!

Turmalina Negra, o Para Raio de Energias Negativas!

As Terapias ou Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são técnicas e métodos que visam a promoção da saúde, bem-estar e longevidade do ser humano, considerando mente, corpo e alma como um todo integrado. As Terapias Integrativas consideram que os...