os-principais-desafios-da-profissao-de-terapeuta-holistico

A profissão de Terapeuta Holístico é fantástica, pois além de ajudar outras pessoas, possibilita também a autoajuda. Mas, como todo o trabalho, também apresenta desafios. Abaixo alguns dos desafios os quais o Terapeuta Holístico enfrenta.

Em primeiro lugar é a escolha, ou melhor o chamado para se tornar um Terapeuta Holístico. Esse primeiro desafio é seguir seu coração, reconhecer sua vocação, sua aptidão natural para se tornar um Terapeuta Holístico. Ninguém entra na área das Terapias Holísticas pensando em dinheiro, mas sim pela vocação e missão de vida.

É preciso, também, ter aptidão em comunicação, gostar de ouvir, para assim entender e encontrar o melhor caminho dentro das técnicas holísticas para auxiliar os seus consulentes. Talvez um dos principais requisitos para um bom Terapeuta Holístico é a empatia, a habilidade de se colocar no lugar do outro.

O gerenciamento de tempo é fundamental para o trabalho do Terapeuta Holístico, é preciso adequar-se ao tempo necessário para cada atendimento terapêutico, preestabelecendo o tempo mínimo e máximo. Desta forma o profissional poderá organizar a sua agenda de atendimentos.

Outro desafio é a utilização dos meio digitais, pois estamos na era da conexão digital, isso quer dizer que o Terapeuta Holístico que estiver presente de forma online também atenderá melhor o seu consulente pois poderá realizar agendamentos de horários através de recursos online, além de outro fator muito importante que é a sua própria divulgação. O profissional precisa fazer a propaganda do seu trabalho para assim prospectar um número maior de clientes.

Talvez o ponto mais importante e essencial, é a integridade e a lealdade do trabalho do Terapeuta Holístico, pois muitas vezes o mesmo terá acesso a questões pessoais do utente. Proteger a privacidade dos clientes além de uma questão de profissionalismo, passa a ser uma questão de ética.

E, se tratando de mercado de trabalho o Terapeuta Holístico normalmente atua de forma autônoma, sendo assim, abrindo seu próprio espaço de atendimento terapêutico, ou também, trabalhando junto a clínicas de estéticas, institutos ou espaços ligados a área. É essencial que o Terapeuta Holístico esteja devidamente legalizado e regulamentado para atuação profissional na área holística, com todos os documentos necessários e em dia para a realização das atividades profissionais, bem como para o funcionamento do espaço físico.

Para se tornar um Terapeuta Holístico não é preciso ter formação superior porém, para trabalhar como tal é necessário um curso de formação profissionalizante devidamente legalizado que o torne apto a exercer  a atividade como um Terapeuta Holístico.

O Terapeuta Holístico é uma ocupação reconhecida e consta na Classificação Nacional de Ocupações – CBO 3221-25.

As Terapias Holísticas possibilitam a transformação do dia a dia, dos pensamentos, do corpo, da mente e da energia!

“Nas mãos do terapeuta está o caminho, na mente do cliente está a cura.”
Ananda Yeshe Dorje

*Todas as técnicas da área holística são COMPLEMENTARES e NATURAIS, para a melhoria da qualidade de vida, NÃO devendo substituir em hipótese alguma o tratamento médico convencional.

Últimas Postagens

Fevereiro Roxo

Fevereiro Roxo

“Se não houver cura, que ao menos haja conforto.” O lema do Fevereiro Roxo: “se não houver cura, que ao menos haja conforto” resume, da melhor maneira possível, o que essa campanha representa. O Instituto Terceira Visão fez e faz sua parte semanalmente - você vai...

Feliz Ano Novo Chinês 2020

Feliz Ano Novo Chinês 2020

“Bem-vindos ao ano do Rato.” Todo mundo gosta do ano novo, a festa da virada, renovação, esperança e muitos outros pensamentos positivos que tomam conta de nós. Para nós, aqui no Brasil o ano novo começa no dia primeiro de janeiro, porém, em outro país, será no dia 25...

Práticas que Integram

Práticas que Integram

“Sua vida será outra, felicidade, bem-estar e saúde não lhe faltarão.” Saúde! Todos queremos, pedimos e precisamos, mas o que podemos fazer para ter saúde além de apenas pedir, pedir e pedir? Bem, integrar boas práticas ao nosso dia é a melhor forma de não ficarmos...

A PNL e o Princípio 90×10

A PNL e o Princípio 90×10

“Trabalhando sua mente você pode controlar até 90% das situações.” Estamos em um mês muito especial, o “Janeiro Branco: precisamos falar sobre saúde mental”, sendo assim achamos pertinente escrever sobre práticas e técnicas que propiciam o bem-estar e a saúde mental....