Compartilhe

portal-terceira-visao-praticas-integrativas-e-complementares

As Terapias ou Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são técnicas e métodos que visam a promoção da saúde, bem-estar e longevidade do ser humano, considerando mente, corpo e alma como um todo integrado.

As Terapias Integrativas consideram que os desequilíbrios não possuem uma causa única, pois podem ser causados por fatores físicos, emocionais, sociais e ambientais em conjunto e, que a saúde e o bem-estar são o resultado do equilíbrio e da harmonia entre todos estes fatores.

As Terapias Integrativas são práticas e técnicas voltadas para cuidados na área da saúde com uma visão mais ampliada da relação entre Terapeuta Holístico e utente, focada para ajudar a promover uma vida com mais harmonia.

As práticas propostas pela Terapia Integrativa têm como objetivo diminuir ou dissipar as desarmonias e desajustes energéticos existentes nos indivíduos. Para isso, essa área, através de diversas técnicas naturais, holísticas e complementares, procura a melhora em todos os sentidos e, a busca de suas causas.

Essas Terapias Naturais possibilitam enxergar o processo de reequilíbrio do Ser de maneira global. Elas não funcionam separadas da medicina convencional, ao contrário, essas técnicas e práticas se baseiam na união de conhecimentos e na construção de um saber mais efetivo, amplo e profundo, atuando de forma complementar. Esse esforço de unir técnicas, práticas e conceitos pretende produzir um grande corpo de conhecimento voltado para a conquista da qualidade de vida e bem-estar.

De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população. Os atendimentos começam na Atenção Básica, principal porta de entrada para o SUS.

Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Além disso, há um crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas.

As Práticas Integrativas e Complementares não substituem o tratamento médico tradicional. As técnicas naturais, holísticas são um adicional, um complemento no tratamento e, são indicadas por profissionais específicos conforme as necessidades de cada caso.

As Práticas Integrativas e Complementares que já fazem parte do SUS são: Aromaterapia, Terapia Ayurveda, Cromoterapia, Geoterapia, Shantala, Reiki, Fioterapia, Naturopatia Holística, Terapia com Sons, Florais, Homeopatia, Reflexologia.

Todas estas técnicas são COMPLEMENTARES e NATURAIS, para a melhoria da qualidade de vida, NÃO devendo substituir em hipótese alguma o tratamento médico convencional.

Últimas Postagens

Flores Para Renovar Sua Primavera

Flores Para Renovar Sua Primavera

A primavera é para muitos a melhor estação do ano, uma estação de transição, do frio para um período mais aquecido. Estação de renovação, de crescimento, de florescer. É na primavera onde se é possível visualizar os mais belos cenários da natureza, as...

Como o Feng Shui pode melhorar sua Primavera

Como o Feng Shui pode melhorar sua Primavera

O que é Feng Shui?Essa é uma antiga arte chinesa que busca a harmonia e o sucesso dentro de um determinado ambiente. Essa harmonia é alcançada através da energia Ch’i, que é a força universal da vida. Quanto mais energia Ch’i existir em um ambiente, mais...

Terapias Holísticas e Religião

Terapias Holísticas e Religião

A Terapia Holística é simplesmente a ciência da investigação e da aplicação das leis naturais do dia a dia de cada um de nós, Terapia significa "equilibrar" e Holística vem do grego "hólus" totalidade. A palavra Religião vem do latim “religare” que...

Como se tornar um Terapeuta Holístico?

Como se tornar um Terapeuta Holístico?

Você tem interesse em trabalhar na área das Terapias Holísticas, mas não sabe por onde começar? Saiba que toda ação manifesta-se através de uma vontade, se você chegou até aqui, a vontade de tornar-se um Terapeuta Holístico pode estar lhe mostrando o rumo de sua...