Compartilhe

portal-terceira-visao-praticas-integrativas-e-complementares

As Terapias ou Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são técnicas e métodos que visam a promoção da saúde, bem-estar e longevidade do ser humano, considerando mente, corpo e alma como um todo integrado.

As Terapias Integrativas consideram que os desequilíbrios não possuem uma causa única, pois podem ser causados por fatores físicos, emocionais, sociais e ambientais em conjunto e, que a saúde e o bem-estar são o resultado do equilíbrio e da harmonia entre todos estes fatores.

As Terapias Integrativas são práticas e técnicas voltadas para cuidados na área da saúde com uma visão mais ampliada da relação entre Terapeuta Holístico e utente, focada para ajudar a promover uma vida com mais harmonia.

As práticas propostas pela Terapia Integrativa têm como objetivo diminuir ou dissipar as desarmonias e desajustes energéticos existentes nos indivíduos. Para isso, essa área, através de diversas técnicas naturais, holísticas e complementares, procura a melhora em todos os sentidos e, a busca de suas causas.

Essas Terapias Naturais possibilitam enxergar o processo de reequilíbrio do Ser de maneira global. Elas não funcionam separadas da medicina convencional, ao contrário, essas técnicas e práticas se baseiam na união de conhecimentos e na construção de um saber mais efetivo, amplo e profundo, atuando de forma complementar. Esse esforço de unir técnicas, práticas e conceitos pretende produzir um grande corpo de conhecimento voltado para a conquista da qualidade de vida e bem-estar.

De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 Práticas Integrativas e Complementares (PICS) à população. Os atendimentos começam na Atenção Básica, principal porta de entrada para o SUS.

Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares. Além disso, há um crescente número de profissionais capacitados e habilitados e maior valorização dos conhecimentos tradicionais de onde se originam grande parte dessas práticas.

As Práticas Integrativas e Complementares não substituem o tratamento médico tradicional. As técnicas naturais, holísticas são um adicional, um complemento no tratamento e, são indicadas por profissionais específicos conforme as necessidades de cada caso.

As Práticas Integrativas e Complementares que já fazem parte do SUS são: Aromaterapia, Terapia Ayurveda, Cromoterapia, Geoterapia, Shantala, Reiki, Fioterapia, Naturopatia Holística, Terapia com Sons, Florais, Homeopatia, Reflexologia.

Todas estas técnicas são COMPLEMENTARES e NATURAIS, para a melhoria da qualidade de vida, NÃO devendo substituir em hipótese alguma o tratamento médico convencional.

Últimas Postagens

Turmalina Negra, o Para Raio de Energias Negativas!

A Turmalina Negra originou-se de granitos em atividades vulcânicas e transformando-se em rochas cuja composição foi alterada pela ação do calor. Seu revestimento é caracterizado por linhas verticais, conhecidas como linhas condutoras, fazendo com que a...

Você já conhece a água solarizada?

Resumidamente é o resultado da energização da água através da cor. A água vibra numa determinada frequência, ao bebê-la estamos colocando todas as nossas células vibrando na frequência da cor estabelecida, cor essa que influência nosso corpo físico, mental...

3 Dicas de Aromaterapia para Auxiliar as Mamães

Os óleos essenciais são substâncias sintetizadas, armazenadas e liberadas pelas plantas. Sendo completamente de origem vegetal, os óleos essenciais proporcionam benefícios para a saúde por meio da aromaterapia, podem acalmar, estimular, cicatrizar,...