“O Outubro de celebrar a vida e combater o câncer de mama”

outubro-rosa-cancer-de-mama

Câncer de mama em números

Em uma pesquisa realizada pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (AIPC) o câncer de mama figura entre os três tipos de câncer que mais atingem as pessoas e o quinto com maior incidência de mortes registradas no mundo. O câncer de mama atinge na grande maioria dos casos, mulheres, mas também pode ocorrer casos no sexo masculino. No Brasil, o câncer de mama é o tipo de câncer que mais atinge as mulheres, porém, se diagnosticado ainda no primeiro estágio da doença as chances de sobrevivência chegam a 95%. A região mais afetada é a sudeste e a taxa de incidência vai aumentando gradualmente a partir dos 40 anos.

Diagnóstico

A melhor forma de obter um diagnóstico preciso e precoce, ao contrário do que todos pensam, é a Mamografia, o exame deve ser feito, periodicamente, ao atingir a idade dos 40 anos. Este exame também pode ser feito antes, em casos de incidências de câncer de mama na família. Mulheres acima dos 60 anos devem fazer a mamografia, com maior frequência, a cada dois anos. O exame, inclusive, é fornecido pelo SUS mediante prescrição médica. O autoexame também é importante, consiste basicamente em apalpar os seios e as áreas próximas (axilas), buscando quaisquer anomalias, como caroços. Este procedimento deve ser feito por mulheres e homens. O autoexame não descarta em hipótese alguma a necessidade da realização da mamografia.

Prevenção

Existe uma série de cuidados que devem ser adotados para diminuir as chances de câncer de mama, são eles: 

  • Optar por uma alimentação balanceada e saudável;
  • Evitar hábitos ruins como o cigarro ou bebidas alcoólicas;
  • Realizar exercícios físicos e ter o peso corporal adequado;
  • Fazer os exames periodicamente;
  • Ter cuidados com o excesso de ingestão de hormônios sintéticos.

Aí vai uma curiosidade; o Instituto Terceira Visão é composto praticamente em sua totalidade por mulheres, lembra daquele velho ditado que as mulheres dominariam o mundo, acho que já começou. Lembre-se, você homem ou mulher, cuide-se, nossa saúde e bem-estar devem sempre ser nossas maiores prioridades.

Nós do Instituto Terceira Visão estamos engajados com esta causa.

Gratidão!

infografico-cancer-de-mama-como-se-proteger

Fontes:
INCA
https://www.inca.gov.br/atuacao-internacional/agencia-internacional-pesquisa-em-cancer-iarc
IARC
– https://www.iarc.fr/

Compartilhe