Compartilhe

ayurveda

Na Ayurveda, o “Outono” leva o nome de Rtucharva, isso significa “estação dos ventos”. Conduz a ideia de agirmos em cada uma das estações do ano possibilitando cada vez mais saúde aos nossos Doshas. A Ayurveda nos auxilia na prevenção de alergias na primavera e, no outono as complicadas dores nas articulações.

Talvez você tenha se perguntado sobre os Doshas, não é mesmo?!!! Dosha é uma designação da sabedoria ayurvédica onde divide-se as pessoas em três grupos com características físicas e psicológicas que se diferenciam: vata, pitta e kapha.

Vata
A estrutura das pessoas que compõem este grupo é classificada em Ar e Éter. A características são indivíduos longilíneos, magros e sem músculos definidos. São pessoas extremamente criativas, porém, as vezes se distraem facilmente. Apesar da criatividade aguçada, as vezes não conseguem finalizar um projeto pois várias ideias surgem e são colocadas em prioridade antes mesmo de concluir a primeira ideia. Quando a pessoa com características Vata está em desequilíbrio energético as fases de distração podem ser observadas com mais intensidade e assim causarem prejuízos. Esta pessoa pode apresentar constipação e dores nas articulações.

Pitta
O elemento que representa pessoas Pitta é o fogo. São pessoas comunicativas, proativas, porém não gostam de ser contrariadas. Apresentam a musculatura definida, olhos claros e oleosidade na pele. Pessoas que não esperam para amanhã, fazem as coisas acontecerem com agilidade e confiança. A pessoa com características Pitta em desequilíbrio energético pode apresentar nervosismo irritabilidade com mais facilidade. Podem ser agitados em demasia.

Kapha
Apresentam características específicas da união entre água e terra. São pessoas com estrutura física que costuma reter líquidos em seu organismo. Apresentam vagarosidade em suas ações e sobrepeso. A pessoa do Dosha Kapha possui os cabelos com fios grossos e crespos e, pele oleosa. Possuem ótima memória e, apesar de não serem tão ágeis, concluem as tarefas que fazem com excelentes resultados. Em desarmonia energética: torna-se uma pessoa preguiçosa e adia todas as obrigações.

Na estação do Outono as folhas das árvores caem e toda a natureza começa se preparar-se para a próxima estação, o inverno. Desta forma vamos lhe repassar algumas dicas para esta fase do ano.

Dicas para nos mantermos equilibrados durante o Outono e início do Inverno:

Alimentação quente e saudável:

Bons óleos e ghee, com especiarias como gengibre e cominho. Começar por ter um almoço quente e nutritivo com sopas, guisados de legumes e muitos chás quentinhos de ervas. No final do dia pode utilizar com leite mormo biológico com gengibre, noz-moscada e um pouco de mel para auxiliar no repouso. O Vata aumenta através dos sabores adstringentes, amargo e pungente, devemos então evitar o excesso destes sabores em alimentos crus como, ervilhas, milho, cafeína e sanduíches. Minimize toda a comida seca, áspera, dura e fria. Comidas e bebidas frias e geladas nunca são boas, mas devemos ter o cuidado de especialmente evitá-las no Outono.

Cuidar da pele

Automassagem diária com óleo de sésamo morno. Começar nas plantas dos pés e ir subindo até a cabeça, massageando o corpo com movimentos amplos ao longo dos músculos e circulares em volta das articulações. Massagear sempre a zona da barriga com movimentos no sentido horário – para cima e para o lado direito e para baixo, para o lado esquerdo. Devemos deixar o óleo durante algum tempo de preferência, 10 minutos e depois tomar banho. Uma massagem diária ajuda também na dilatação da superfície da pele, na eliminação de toxinas e na movimentação da linfa.

Regularidade nos horários

O almoço deverá ser a refeição principal. O jantar de preferência leve e mais cedo. Se prepare para dormir sempre na mesma hora. No local de trabalho o ideal é fazer pausas regulares, beber chás de ervas ao longo do dia e não trabalhar em demasia.

Aumentar a quietude no nosso dia a dia

Tire um tempo para se conectar com você. Reduza a quantidade de movimentos em demasia, as pressas, viagens. Aproveite tudo que te faz bem como: dar um simples passeio, fazer práticas de yoga, meditar, escrever.

Sabores do Outono: azedo, doce, salgado Sabores que devem ser evitados: amargo e adstringente Sabor que deve ser reduzido: Picante

O outono é a estação do ano que a energia (prana) movimenta-se com mais intensidade para dentro e para baixo, sendo assim, é um época para colher e se armazenar para o inverno, tranquilizar a mente e buscar nutrir a paz interna. Uma vez que saímos de uma estação de extroversão que é o verão, o outono pede para fazermos uma pausa para organizar.

Se reserve a uma vida um pouco menos agitada o quanto for possível, com menos exposição audiovisual e exercícios menos intensos. Lembre-se que a natureza está em um ritmo mais leve e desacelerado, portanto nós também deveríamos seguir seu exemplo e reservar um tempo para poupar o nosso corpo de todo o estresse, esforço físico, mental ou emocional. Dando o tempo devido de descanso ficamos mais dispostos para usufruir de todas as nossas capacidades para conduzir as demais estações.

Conheça nosso curso de Terapia Ayurveda, acessando: https://portal3visao.com.br/loja/terapeuta-ayurveda/

Últimas Postagens

Os Principais Desafios da Profissão de Terapeuta Holístico

Os Principais Desafios da Profissão de Terapeuta Holístico

A profissão de Terapeuta Holístico é fantástica, pois além de ajudar outras pessoas, possibilita também a autoajuda. Mas, como todo o trabalho, também apresenta desafios. Abaixo alguns dos desafios os quais o Terapeuta Holístico enfrenta.Em primeiro lugar é a escolha,...

Como se tornar um Terapeuta Holístico?

Como se tornar um Terapeuta Holístico?

Você tem interesse em trabalhar na área das Terapias Holísticas, mas não sabe por onde começar? Saiba que toda ação manifesta-se através de uma vontade, se você chegou até aqui, a vontade de tornar-se um Terapeuta Holístico pode estar lhe mostrando o rumo de sua...

O que é um Terapeuta Holístico?

O que é um Terapeuta Holístico?

Antes de tudo é bom deixarmos claro o conceito de holismo. O Holismo é uma palavra de origem Grega, “holos” que significada “todo”. Assim, a Terapia Holística funciona como uma terapia que busca auxiliar o Ser Humano de uma forma integral, como um todo. As Terapias...