“A compreensão do problema é o passo mais importante da mudança.”

psicoterapia-ansiedade

Já escrevemos como a ansiedade vem afetando cada dia mais pessoas e, como o Reiki pode amenizar os impactos causados por este mal, no artigoAnsiedade controlada pelo Reiki. Agora vamos entender como a Psicoterapia Holística pode auxiliar a diminuir, amenizar a ansiedade. Porém, para que isso possa ser alcançado devemos partir do princípio básico, entender o que é a ansiedade e como ela se manifesta.

A ansiedade nada mais é do que impulsos de nosso Id ou inconsciente que são inibidos pelo ego, ou pelo consciente. Em outras palavras a ansiedade nada mais é do que uma defesa psíquica.

Que tal ilustrarmos isso com um exemplo para facilitar o entendimento?

Vamos lá!!!

psicoterapia-holistica

 

E então? Ficou um pouco mais claro, né?

Basicamente a ansiedade é resultado de uma defesa mental que faz com que o consciente, utilizando da razão, bloqueie os desejos que vem do nosso inconsciente. Nosso Id busca, apenas, o que nos gera prazer, mas sabemos que não podemos apenas fazer “o que nos dá na telha”.

A ansiedade também pode vir de alguns estímulos externos. No entanto, quando em grande quantidade e não digeridos pelo Ego podem gerar:

Agora que nós já entendemos o que é ansiedade, vamos para o próximo passo, como controlá-la ou amenizá-la.

Como a Psicoterapia Holística auxilia no controle da ansiedade

Agora que já entendemos o que é a ansiedade, vamos buscar compreender como trabalhá-la. Bem, antes de avançarmos, devemos entender que será um trabalho longo e árduo. O primeiro passo é entendermos e aceitarmos, que jamais vamos nos livrar da ansiedade, ela faz parte da nossa mente, não é uma doença, mas uma reação de defesa do nosso organismo e, o que devemos fazer é a partir do entendimento, diminuir seus impactos.

Existe uma técnica, você já deve ter ouvido falar, Programação Neurolinguística (PNL), sim a PNL pode te ajudar nesse processo. A Programação Neurolinguística consiste em trabalhar sua mente para que ela funcione da forma que você determinar, a sua mente trabalhando a seu favor.

Especifique em sua mente o que você almeja, o que quer atingir, visualize como seria sua vida sem os efeitos da ansiedade, use imagens, sons e sensações para tornar mais real, a vitória precisa primeiro ocorrer em nossa mente, imaginar isso ativará os padrões neurológicos. Pense e comunique-se de forma positiva. Para se afastar de pensamentos inoportunos pratique regularmente técnicas como a meditação, o yôga e técnicas de respiração como a pranayama, hábitos saudáveis têm grande relevância biológica e energética então pratique-os. Outra superdica é treinar sua memória para obter melhor resultado neural. Uma das maneiras mais eficazes de melhorar a memória pode ser relaxar conscientemente todos os músculos antes de aprender algo novo.

Como disse, o caminho é longo e a mudança é necessária, mas é extremamente gratificante.

A PNL e a Psicoterapia Holística tem muito mais a te ensinar. Se você ainda não ingressou nesse mundo não perca mais tempo, conheça nosso Curso Psicoterapia Holística entenda como sua mente trabalha e a partir dessa compreensão tenha uma nova visão de si e de mundo.

Todas as técnicas da área holística são COMPLEMENTARES e NATURAIS, para a melhoria da qualidade de vida, NÃO devendo substituir em hipótese alguma o tratamento médico convencional.

Compartilhe