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Inteligência Emocional

A inteligência emocional se traduz na possibilidade do ser humano de aprender a lidar com as próprias emoções e usufruí-las em benefício próprio. Aprender, também, a compreender os sentimentos e comportamentos do outro.
Esta capacidade pode evoluir e aumentar, e alguns hábitos podem ajudar a desenvolver esse tipo de inteligência.

Separamos 8 Passos para Desenvolver a sua Inteligência Emocional:

1. Dê atenção ao seu corpo e comportamentos
Observe como você age quando está sentindo certas emoções e como isso afeta a sua vida. Uma vez que nos tornamos mais conscientes disto, é fácil entender e começar a mudar alguns comportamentos.

2. Reduza as emoções negativas
Evite saltar para uma conclusão negativa imediatamente e, pense que as situações possuem várias opções de saída, basta você entender o processo pelo qual está passanfo e procur a solução.

3. Lide de frente com o estresse e a ansiedade
Quando sob pressão, a coisa mais importante a ter em mente é manter a calma.
Dicas rápidas como lavar o rosto com água fria, tomar ar fresco ou fazer exercícios intensos podem mudar muito a maneira como nos sentimos.

4. Não julgue ou mude seus sentimentos com muita rapidez
Tente não descartar seus sentimentos antes de ter uma chance de pensá-los.
Emoções saudáveis muitas vezes se elevam e caem como uma onda, aumentando e desaparecendo naturalmente. Seu objetivo não deve ser “furar a onda” antes de atingir seu pico.

5. Pratique o “responder” ao invés do “reagir”
O processo de reagir é um processo inconsciente onde experimentamos um gatilho emocional e nos comportamos de forma inconsciente, expressando essa emoção de maneira instantânea.
Já o responder é um processo consciente que envolve perceber como você se sente, depois decidir como você quer se comportar.

6. Pratique a empatia
O estado de empatia deve começar de você: quando se sentir ou se comportar de certa maneira, pergunte “Por que eu acho que estou me sentindo assim/fazendo isso?”
A primeiro plano a resposta será “Eu não sei”, mas continue prestando atenção ao seus sentimentos e comportamentos, e você começará a notar diferentes respostas que chegam. Isso nos torna mais sensíveis e abertos.

7. Crie um ambiente positivo
Criar um ambiente positivo não só melhora a sua qualidade de vida, mas pode ser contagioso para as pessoas ao seu redor.
Perceba o que está indo bem, o porquê e onde você se sente agradecido em sua vida.

8. Conheça seus limites e saiba quando é suficiente
Há momentos em que é importante definir nossos limites adequadamente.

Estes limites podem incluir o exercício do nosso direito de discordar, de dizer “não” sem se sentir culpado, de estabelecer nossas próprias prioridades e nos proteger da coação.
Saiba quando é hora de mudar o seu foco.

Entender os pilares da Inteligência Emocional e aplicá-los diariamente, possibilitará a construção de relações saudáveis e tomada de decisões conscientes, evitando que o indivíduo venha a se arrepender de seus atos impulsivos.

A Inteligência Emocional envolve não só a capacidade de olhar para dentro, mas também de estar presente no mundo ao seu redor.