Compartilhe
  • 156
    Shares

Inteligência Emocional

A inteligência emocional se traduz na possibilidade do ser humano de aprender a lidar com as próprias emoções e usufruí-las em benefício próprio. Aprender, também, a compreender os sentimentos e comportamentos do outro.
Esta capacidade pode evoluir e aumentar, e alguns hábitos podem ajudar a desenvolver esse tipo de inteligência.

Separamos 8 Passos para Desenvolver a sua Inteligência Emocional:

1. Dê atenção ao seu corpo e comportamentos
Observe como você age quando está sentindo certas emoções e como isso afeta a sua vida. Uma vez que nos tornamos mais conscientes disto, é fácil entender e começar a mudar alguns comportamentos.

2. Reduza as emoções negativas
Evite saltar para uma conclusão negativa imediatamente e, pense que as situações possuem várias opções de saída, basta você entender o processo pelo qual está passanfo e procur a solução.

3. Lide de frente com o estresse e a ansiedade
Quando sob pressão, a coisa mais importante a ter em mente é manter a calma.
Dicas rápidas como lavar o rosto com água fria, tomar ar fresco ou fazer exercícios intensos podem mudar muito a maneira como nos sentimos.

4. Não julgue ou mude seus sentimentos com muita rapidez
Tente não descartar seus sentimentos antes de ter uma chance de pensá-los.
Emoções saudáveis muitas vezes se elevam e caem como uma onda, aumentando e desaparecendo naturalmente. Seu objetivo não deve ser “furar a onda” antes de atingir seu pico.

5. Pratique o “responder” ao invés do “reagir”
O processo de reagir é um processo inconsciente onde experimentamos um gatilho emocional e nos comportamos de forma inconsciente, expressando essa emoção de maneira instantânea.
Já o responder é um processo consciente que envolve perceber como você se sente, depois decidir como você quer se comportar.

6. Pratique a empatia
O estado de empatia deve começar de você: quando se sentir ou se comportar de certa maneira, pergunte “Por que eu acho que estou me sentindo assim/fazendo isso?”
A primeiro plano a resposta será “Eu não sei”, mas continue prestando atenção ao seus sentimentos e comportamentos, e você começará a notar diferentes respostas que chegam. Isso nos torna mais sensíveis e abertos.

7. Crie um ambiente positivo
Criar um ambiente positivo não só melhora a sua qualidade de vida, mas pode ser contagioso para as pessoas ao seu redor.
Perceba o que está indo bem, o porquê e onde você se sente agradecido em sua vida.

8. Conheça seus limites e saiba quando é suficiente
Há momentos em que é importante definir nossos limites adequadamente.

Estes limites podem incluir o exercício do nosso direito de discordar, de dizer “não” sem se sentir culpado, de estabelecer nossas próprias prioridades e nos proteger da coação.
Saiba quando é hora de mudar o seu foco.

Entender os pilares da Inteligência Emocional e aplicá-los diariamente, possibilitará a construção de relações saudáveis e tomada de decisões conscientes, evitando que o indivíduo venha a se arrepender de seus atos impulsivos.

A Inteligência Emocional envolve não só a capacidade de olhar para dentro, mas também de estar presente no mundo ao seu redor.

Últimas Postagens

Os Principais Desafios da Profissão de Terapeuta Holístico

Os Principais Desafios da Profissão de Terapeuta Holístico

A profissão de Terapeuta Holístico é fantástica, pois além de ajudar outras pessoas, possibilita também a autoajuda. Mas, como todo o trabalho, também apresenta desafios. Abaixo alguns dos desafios os quais o Terapeuta Holístico enfrenta.Em primeiro lugar é a escolha,...

Como se tornar um Terapeuta Holístico?

Como se tornar um Terapeuta Holístico?

Você tem interesse em trabalhar na área das Terapias Holísticas, mas não sabe por onde começar? Saiba que toda ação manifesta-se através de uma vontade, se você chegou até aqui, a vontade de tornar-se um Terapeuta Holístico pode estar lhe mostrando o rumo de sua...

O que é um Terapeuta Holístico?

O que é um Terapeuta Holístico?

Antes de tudo é bom deixarmos claro o conceito de holismo. O Holismo é uma palavra de origem Grega, “holos” que significada “todo”. Assim, a Terapia Holística funciona como uma terapia que busca auxiliar o Ser Humano de uma forma integral, como um todo. As Terapias...