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autoconhecimento

Possuímos diversos comportamentos automatizados que não nos damos conta. São estratégias que desenvolvemos em diversas situações e que nos atrapalham em outras. Um exemplo clássico é a procrastinação. Adiar uma situação que deixa você ansioso é uma estratégia para baixar sua ansiedade, porém nem sempre é positiva.

Conhecer essas estratégias e modificá-las é essencial para iniciar esse processo. Mas como identificar esses comportamentos?

Vamos aos passos para iniciar esse maravilhoso processo de descoberta de si:

 1º Passo: Nomeie suas emoções – Saber descrever suas emoções denota conhecimento emocional. É muito melhor você saber quando está com raiva, do que apenas sentir que tem algo incomodando. Quando sentir a emoção fluindo por você, pergunte a si mesmo que emoção é essa que está surgindo e porque você está sentindo isso.

Essa ação tende a trazer mais lucidez a suas emoções, e produzir mais consciência sobre elas. A pessoa que não tem consciência do que sente acaba sendo levada por suas próprias emoções. Conscientize-se sobre o que você sente e compreenda a origem disso.

 2º Passo: Assuma a responsabilidade – Muitas pessoas preferem culpar a tudo e a todos pelas situações em sua vida. Parece que a responsabilidade sobre as coisas que acontecem é sempre do outro e não de si mesmo.

Assumir a responsabilidade é tomar de volta um poder que terceirizamos: o de mudar a própria vida. Não culpe as pessoas pelo que acontece em sua vida. Mais sábio é verificar quais os comportamentos que precisam ser mudados para obter resultados diferentes.

 3º Passo: Aceite que você tem pontos de melhoria – A não aceitação dos nossos pontos de melhoria pode fazer surgir o sofrimento e a negação de si mesmo. Aceite que você os possui, assim, dando-se a chance de mudá-los. Como curar uma gripe se você não sabe que a possui? Como resolver um problema se você nega a existência dele? É impossível dar um passo para a melhoria se primeiramente não aceitamos os pontos a serem melhorados.

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